Modernização da agricultura no Brasil


A modernização da agricultura no Brasil ocorreu apenas 1960, com a chamada revolução verde que foi a chegada de maquinários e produtos para controle de pragas. Surgem nessa década com o processo de modernização da agricultura, novas formas de exploração agrícola originando transformação tanto da pecuária quanto da agricultura.
Nesse processo devem ser apontados o crescimento da concorrência é também problema sócias e econômicos.
Com chegada dessa tecnologia para o campo houve um grande aumento na produção principalmente voltados para monoculturas como a soja e o milho voltadas para exportação, lembrando que antes da chegada dessas tecnologias a matriz econômica já era agricultura também voltada para a exportação mas dessa vez do café.
Isso acabou gerando um enriquecimento do grandes agricultores e causou um grande problema que foi a conservação de terras na mão de poucas pessoas. Esses latifundiários se tornaram cada vez mais ricos e influentes e acabaram comprado ou até evadindo as terras dos pequenos agricultores e isso ocasionou um grande problema na distribuição de terra e de abastecimento, no Brasil ,por que com pouca terra os pequenos agricultores que geralmente produzem produtos para o abastecimento interno tiveram problemas para produzir.
Outro grande avanço da agricultura foi a chegada de insumos e agrotóxicos para controle de pragas, mas esses produtos podem causar grandes prejuízos ao solo e ao lençol freático contaminado os alimentos. Um outro ponto é que os agrotóxicos também prejudicam o controle natural pois eles matando inseto que são predadores dessas pragas.
Os agrotóxicos também podem prejudicar a saúde humana pois eles podem provocar doenças graves, um desses problema é a intoxicação alimentar que é quando uma pessoa tem algum problema por ingerir algum tipo de comida.
A chegada da tecnologia ao campo trouxe pontes negativos e mas precisamos de soluções para resolver os problemas de hoje, principalmente na distribuição de terra e com uso indiscriminado de agrotóxicos.
Fonte: www.ufu.com.br
Mcagroflorestal.com.br
