top of page
Ferrugem da Soja (Phakopsora pachyrhizie)
 Mofo Branco (Sclerotinia sclerotiorum)
Mosca Branca (Bemisia tabaci)

    A Ferrugem da Soja é uma doença bem conhecida pelos produtores, entretanto continua a ser uma das doenças que mais causa prejuízos as lavouras de soja.

    Essa doença é causada por um fungo, que si dissemina pelo ar, seu controle é difícil já que o fungo cria facilmente resistência  aos inseticidas utilizados, e também pelo não respeito ao vazio sanitário por parte de muitos produtores.

 

    O Mofo Branco é uma doença de difícil controle, que normalmente é feito com rotação de culturas, variedades tolerantes e alguns produtos químicos e  biológicos.

    Diversas espécies de podem ser atacadas pelo Mofo Branco, entre elas são algumas das principais, soja, girassol, canola, ervilha, feijão, alfafa, tomate.

  A Mosca Branca é uma praga que ataca diferentes tipos de cultivos, dentre eles, soja, algodão, brócolis, tomate, berinjela, pimentão, uva.

    O controle dela não é simples por conta resistência genética que a mosca desenvolve, mas exitem alguns maneiras de faze-lo, como através defensivos, controle biológico e cultural.

Fonte: Ministério da Agricultura  

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, listou as principais pragas e doenças de acordo com o seu potencial para gerar nas lavouras brasileiras, algumas destas pragas e doenças estão apresentadas abaixo.

    O descontrole destas e outras pragas recai de maneira direta sobre o consumidor, seja no aumento do valor dos alimentos e produtos derivados, ou seja nos riscos a saúde causados pelo aumento do uso de agrotóxicos nas lavouras.

    Outros impactos que estão ligados as doenças e pragas nas lavouras também estão relacionados ao uso indiscriminado de agrotóxicos, que podem contaminar o solo e o lençol freático, com o crescimento da monocultura e o manejo incorreto das lavouras, sendo muitas vezes desrespeitados o vazio sanitário, a não rotação de culturas, dentre outros, favorece o descontrole de pragas e doenças, e cresce o número de aplicações de inseticidas e agrotóxicos nas plantações.  Além de causar impactos ambientais, as pragas também geram impactos na sociedade, prejudicando o meio, seria necessário um controle entre o uso de inseticidas nas plantações, para que assim houvesse uma melhoria nas mercadorias que saem das lavouras, deixando-as menos prejudiciais a saúde da população. 

bottom of page